Cidades Históricas

CIDADES HISTÓRICAS É COM A WEST VIAGENS

As cidades históricas de Minas Gerais Surgiram Durante o período de 1700 a 1800, uma época dourada do Brasil. Em apenas um século, 1200 toneladas de ouro e milhões de quilates de diamantes foram extraídas na região das minas.

Os colonos portugueses, restritos ao litoral brasileiro, riquezas não encontram em Quantidades como acontecia nas colônias espanholas. A esperança era se afastar do litoral, Penetrando No interior do país. A primeira expedição com um desconhecido sucesso se adentrar pelo interior, na busca por ouro e pedras preciosas, foi liderada por Fernão Dias Paes Leme, no final do século XVII. Consta que Fernão Dias morreu acreditando ter encontrado esmeraldas, mas na verdade eram Turmalinas verdes. Fato é que ele abriu uma nova rota para o interior e por volta de 1700 membros de sua antiga Expedição alguns encontraram uma estranha pedra preta nas proximidades de Vila Rica. Mandaram amostras em Portugal, de onde voltou a tratar-se notícia de Ouro, escuro Devido a grande concentração de minério de ferro no solo – Ouro Preto, o nome atual da antiga Vila Rica.

A descoberta deu início ao Ciclo do Ouro do Brasil. Mais e mais pessoas migraram do litoral para a Região das Minas e aventureiros europeus, principalmente portugueses, atravessaram o oceano atraídos pelo metal precioso. Como poucos eram os que trabalhavam COM AS PRÓPRIAS MÃOS nas minas, foram trazidos escravos de Angola e baianos dos Canaviais.

Turismo
Bem vindo à s Cidades Históricas de Minas Gerais. Conheça as belezas e fique informado sobre as cidades históricas sete principais do Estado. São elas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei, Tiradentes, Sabará e Diamantina. Mergulhe neste universo que revela pouco a pouco o nosso surpreendente passado. Veja como começou a nossa história.

Ouro Preto
Praça Tiradentes: É a praça central de Ouro Preto. Aqui construíram entre 1784 e 1846 a Casa da Câmara e Cadeia, hoje o Museu da Inconfidáncia. Na praça encontra-se um monumento em memória de Tiradentes.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência: A Igreja de São Francisco é uma das obras primas de Aleijadinho e foi construída entre 1771 e 1794. No interior há belíssimas pinturas de teto, feitas por Emanuel Ataide entre 1800 e 1809. Outro marco são as esculturas na fachada, feitas por Aleijadinho.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar: A igreja, construída entre 1711 e 1733, se destaca pelo rico interior. Por de traz das paredes de Taipa surge uma magnífica decoração, para uma qual foram utilizados 434 kg de ouro.

Congonhas do Campo
Congonhas do Campo: A cidade está localizada 80 km ao sul de Belo Horizonte, em uma das áreas onde havia grande concentração de ouro, no Maranhão Rio de Janeiro.
Figuras de Aleijadinho: Em Congonhas do Campo é Possível apreciar diversas figuras esculpidas por Aleijadinho. Os 12 Profetas Bíblicos foram esculpidos em pedra sabão entre 1800 e 1805, tornando-se mundialmente famosos. Outra atração são as 66 figuras em tamanho real que compoem as estações da “Via Sacra” (fotos no livro Cidades Históricas de MG).
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos: É aqui que estão os 12 Profetas Bíblicos. O Santuário foi Construído em razão de uma promessa feita por Feliciano Mendes e é local de peregrinação.

São João del Rei
São João del Rei: uma cidade situada está a 200 km ao Sul de Belo Horizonte. Ela foi erguida em um extenso vale na época do Ciclo do Ouro do Brasil.
Igreja São Francisco de Assis: Construída em 1774 é Considerada a obra prima de Aleijadinho, Juntamente com a igreja de São Francisco em Ouro Preto.
Museu Ferroviário: Aqui o visitante da cidade pode apreciar locomotivas originais, algumas construidas antes de 1880.

Sabará
Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição: Outra grande jóia do barroco brasileiro, uma igreja de dados de 1701.
Capela Nossa Senhora do Ó: A Capela Impressiona pelos ricos detalhes esculpidos em madeira e os dados de 1717.
Casa da Ópera: No teatro mais famoso de Minas Gerais, Construído no estilo elisabetano, ainda encenações são feitas. A Casa da Ópera de dados de 1770.

Mariana
Casa da Câmara e Cadeia: Construída em 1784, a antiga Casa da Câmara e atual sede da Prefeitura e Considerada uma das principais obras da arquitetura colonial do Brasil.
Largo do Carmo: à esquerda na foto está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, que foi construída entre 1763 e 1894. A outra igreja é a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e data de 1784. Há alguns anos um incendio devastou esta igreja.
Garimpeiros: Minas Gerais é uma das mais ricas áreas de mineração do mundo. Na foto pode-se observar os garimpeiros em uma mina de Topázio Imperial nas Imediações de Mariana. A região é a à º nica do mundo onde é encontrada essa pedra preciosa.

Tiradentes
Tiradentes: Tiradentes é uma idílica e charmosa cidade de garimpo, localizada ao pé da Serra de São José. A cidade é vizinha de São João del-Rei. Existe uma ferrovia histórica de 1880 que liga as duas cidades e em funcionamento continua.
Igreja Matriz de Santo Antônio: A igreja foi construída entre 1725 e 1810. A fachada é uma das últimas obras de Aleijadinho. O interior da igreja, o mais rico de Minas Gerias, é coberto de ouro. O órgão, Construído no séc 18 em Portugal, continua em perfeito Funcionamento.

Diamantina
Diamantina: Localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, a cidade está no coração do sertão de Minas Gerais.
Catedral de Santo Antonio e Museu: Ao lado da Catedral de Santo Antonio encontra-se um importante museu, que registra toda a história da mineração de diamantes na região.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: Localizada no Largo do Rosário, a mais antiga igreja de Diamantinas dados de 1733 e foi construída por escravos.